Vida extraterrestre pode ter sido achada por balão.

Instrumento lançado na estratosfera por cientistas britânicos voltou com organismos improváveis de ter origem terrestre.

No portal de notícias sobre ciências da rede Bandeirantes de TV foi publicada na data de 20 de Setembro desse ano os estudos feitos pelo professor Milton Wainwright realizados durante a tempestade de meteoritos Perseidas em 2012.


Imagem de um microrganismo que teria sido encontrado
University of Sheffield / Journal of Cosmology

Nesse período foi lançado um balão munido de diversos equipamentos científicos em direção a estratosfera da Terra, que se encontra a 27 km de distância da superfície. Segundo o professor na volta da sonda a mesma trouxe em seus equipamentos pequenos organismos que rapidamente ele chegou a conclusão que só podem ter se originado no espaço.    

Milton Wainwright foi ainda mais enfático ao  disser estar “95% convencido de que são vidas extraterrestres”. Tentando justificar tamanha certeza ele incluem em suas explicações "os organismos são muito grandes para subirem do chão até a estratosfera". E se estivesse vindo da Terra “era esperado que contivessem coisas que estamos acostumados a ver no nosso planeta, como pólen, mas eles não tinham nada e são tipos muitos incomuns para a Terra”.

Uma possibilidade para a chegada desses microrganismos a estratosfera é através dos gases emitidos por vulcões, "mas na região em que o balão foi lançado não havia atividade vulcânica há pelos menos três anos, tempo suficiente para todos detritos terem baixado".

Para completar os cientistas procuram alguma espécie de DNA e que seja diferente dos encontrados nos organismos terrestres e evidencias que possa comprovar a teoria de que os microrganismos encontrados venham de um ambiente aquático e carregados até aqui por cometas.


Lendo essa notícia o leitor sem um senso crítico poderia ser levado a acreditar já em primeira instância que se trata de organismos extraterrestres em nosso planeta.

Mas qual o erro da reportagem?. O erro da reportagem está em não consultar a opinião de outros cientistas, e apresentar apenas a opinião da pessoa que fez o estudo.

No site de ciências da revista info podemos encontrar mais alguns detalhes sobre o estudo, inclusive a informação de que o professor Wainwright já é conhecido pelo meio acadêmico por falsas descobertas.
As matérias que originaram esse post podem ser vistas na integra nos seguintes endereços:

Nenhum comentário :

Postar um comentário