O Projeto

Introdução

Frequentemente encontramos na internet, seja em blogs ou em redes sociais como o Facebook, diversos conteúdos que englobam a ciência e a tecnologia. Eles variam desde a coleta de dados científicos, debates sobre um determinado tema, dados estatísticos, até anúncios de novas descobertas.
No entanto, vemos que esses conteúdos podem ser falsos. Uma pessoa cautelosa poderia pesquisar mais a fundo e encontrar evidências que comprovam a falsidade do conteúdo. Alguns são até fáceis de identificar: basta verificar as próprias leis da física, como por exemplo, a maquina que gera energia elétrica a partir da gravidade, que levaria a 2ª Lei da Termodinâmica ao abismo.
Agora, vejamos o caso de uma pessoa leiga: Ela procura um tema para seu seminário de ciências pela internet. Ela se depara com um artigo de um blog que fala de um cientista de nome influente que descobre a existência de Deus por meio da ciência. Entusiasmado, ele redige isso com suas palavras em seu trabalho escrito e, depois de compartilhar o artigo com seus amigos no Facebook, apresenta o seminário. O professor, após conter o riso, dá a nota 'merecida' ao aluno, e em seu horario de descanso navegando pelo Facebook encontra o post do aluno com o artigo contendo uns 10 compartilhamentos. Nada de mais, até perceber que cada amigo q compartilhou também teve de 5 a 50 compartilhamentos, e assim a informação falsa é disseminada pela internet.
Portanto, a partir disso, pergunta-se: "Até que ponto devemos confiar nas informações que encontramos na internet?" ou ainda "Como identificar se uma informação é verdadeira?"
Para isso, devemos coletar uma boa quantidade de exemplos de informações falsas e identificar nelas quais as suas principais características, sua origem e qual o motivo da divulgação do conteúdo falso, com o intuito de precaver o "ingênuo" de cair na armadilha da ignorância.

Objetivo

Identificar características semelhantes em conteúdos científicos falsos encontrados pela internet com a coleta desses falsos conteúdos, comparando-os entre si. Um dos principais objetivos é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o meta, e expandi-lo para toda a sociedade, até que ponto a tecnologia é benéfica ao ser humano, até que ponto a influência dos meios de comunicação nos atingem como indivíduo na sociedade.
Vamos abordar como as informações mau vinculadas podem ser tão avassaladoras como uma guerra, influenciando amizades, a vida em família, a saúde da população e mostrar como tudo isso influência o bem estar social, até econômico.


Justificativa

Pela frequência da procura por conteúdos acadêmicos pela internet, constantemente nos deparamos com artigos duvidosos em redes sociais e nos blogs, e em muitas discussões científicas encontramos argumentos baseados no "achismo", cujas referencias são esse tipo conteúdo. 
Após uma análise com o grupo, encontramos diversas relações deste problema no estudo CTS, sendo possível conscientizar os leitores deste blog a se prevenirem de serem enganados pelo falso conteúdo da internet.
Este blog entra como patrimônio público para auxiliar estudantes ou qualquer cidadão a ter uma visão crítica sobre o que nos é "vomitado" todos os dias pela imprensa (Internet, TV,rádio, etc).
Já enfrentamos diversas situações conflitantes no cotidiano, sejam familiares, profissionais, psicológicas, amorosas e os meios de comunicação tem papel primordial no agravamento de tais conflitos, criando alguns inclusive, sejam de ordem emocional até na disseminação de atitudes que influenciam o mal-caratismo de indivíduos mais suscetíveis da sociedade.






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