Inter Relação Campo Teoria
De forma direta ou indireta todos os textos e
vídeos abordados nas aulas como conteúdo teórico se inter relacionam com o
nosso tema. Nas aulas teóricas vimos 3 vídeos: A História da Obsolescência
Programa, A História das Coisas e o premiado filme Muito além do peso. Além dos
vídeos lemos 3 autores: Ciência
e Estado, a política científica no Brasil de Regina Morel, O que é Ciência,
Tecnologia e Sociedade? De Walter A. Bazzo e Capitalismo, prosperidade e Estado
de bem-estar social de Enrique Padrós.
Os três autores abordam de maneira distinta
um tema em comum, a relação da tecnologia com a sociedade em geral, pois, todas
as classes sociais são impactadas de certa maneira com o avanço tecnológico e
científico.
Regina Morel em seu texto nos mostra um pouco
da realidade capitalista da política científica no Brasil, como e os objetivos
da popularização da ciência, porque a princípio o avanço cientifico deveria
devolver o investimento a própria sociedade, porém sob a ótica capitalista a
ciência é manipulada e utilizada para mover a economia de poucos e os meios de
comunicação estão intimamente ligados a esta máquina.
Os meios de comunicação utilizam manobras de
marketing e publicitárias extremamente bem arquitetadas para manipular a
confiabilidade científica de diversos assuntos e temas para convencer a
sociedade de determinado tema, ou seja, a pesquisa cientifica em os meios de
comunicação não são neutros, são totalmente parciais.
Walter Bazzo nos mostra de maneira concreta
como os fatores sociais podem influenciar na produção científica e tecnológicas
na sociedade, nos questiona sobre a veracidade das informações, será a ciência
está sempre fazendo o bem? A sociedade tem o direito de opinar? Será mesmo que
o teórico tem mais conhecimento de causa que o indivíduo simples diretamente
envolvido sobre determinada ação? Temas estes massivamente expostos em nosso
cotidiano pelos meios de comunicação que em muitas vezes abordam como super
confiável um tema, que na verdade se trata de uma farsa, mas até a comprovação
da verdade um grande número de cidadãos (massa de manobra) já o tomou como
verdade absoluta.
Da mesma maneira o filme “Muito além do peso”
também se relaciona com a confiabilidade científica do meios de comunicação,
pois, através destes são veiculadas informações verídicas, porém distorcidas e
charlatãs, pois as informações são
maquiadas para favorecer economicamente grupos empresariais, em detrimento uma
grande massa de cidadãos, principalmente crianças, que são iludidas com
propagandas de alimentos saudáveis,mas que na verdade são maléficos ao seu
humano e consequentemente a toda cadeia alimentar.
Os documentários, “ a História da
Obsolescência programada” e a “A História das Coisas” (The History of Stuff)
tratam do volatilidade dos bens de consumo, ou seja, como os produtos são
descartados e tidos com inválidos tão fugazmente e principalmente na forma como
somos induzidos a acreditar nisso (confiabilidade dos meios de comunicação).
Nesse ponto entramos novamente nos meios de comunicação e sua confiabilidade,
pois, através deste veículo atingem-se milhares de consumidores tomados pela
sensação de o qual obsoletos estão os seus produtos e da necessidade de compra
novos produtos mais tecnológicos, pois, a ciência trabalha para o bem estar
social[1] e se os meios de comunicação estão veiculando isso grande
parte dessa massa de indivíduos acreditará na veracidade de tais informações.
A embalagem induz o comprador a acreditar que o produto é uma grande fonte de cálcio, vitaminas (mas qual vitaminas? existem diversos tipos de vitaminas), e pseudo-códigos também (T-nutre, mas o que é isso?), induz a palavra nutritivo.
CONCLUSÃO
Extraímos algumas informações do grupo
Sociedade Racionalista USP , do grupo E- Farsas e do grupo “Este é um
pseudo-cientista” que nos auxiliaram nesse identificação, conseguindo reunir
aspectos comuns à pseudo-ciência vista de modo geral.
Portanto acatar um sistema de crenças para
colocá-lo do meio da ciência utilizando-se da linguagem científica e de
jargões, como em “ciencia da criação”, “ciencia energética” ou “ciência
espírita”, não significa nada sem evidências,
testes experimentais e corroborações.
Concluímos
que uma linguagem científica nem argumentos arrojados não tornam uma afirmação
verdadeira nem tão pouco faz ciência. No mundo moderno com a explosão de
diversos tipos de meios de comunicação os cidadãos são bombardeados de
informações tendenciosas e somente a educação,
fazendo do individuo um ser crítico é
possível diminuir a disseminação de informações científicas falsas.
CONCLUSION
Extract some information from the group Rationalist
Society USP, E-Farces group and the group "This is a
pseudo-scientist" who helped us in identifying, managing to meet the
common pseudo-science aspects of general view.
So accept a belief system to put you in the middle of
science using scientific language and jargon, as in "creation
science", "energy science" or "spiritualistic
science," means nothing without evidence, experimental testing and
corroboration.
We conclude that a scientific language or bold
arguments do not make a true statement nor does science. In the modern with the
explosion of different types of media world citizens are bombarded with biased
information and education only, making the individual is critical to be able to
decrease the spread of false scientific information.
[1] BAZZO, Walter. “O que é Ciência, Tecnologia e
Sociedade? “
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