Relação Campo-Teoria

Inter Relação Campo Teoria

De forma direta ou indireta todos os textos e vídeos abordados nas aulas como conteúdo teórico se inter relacionam com o nosso tema. Nas aulas teóricas vimos 3 vídeos: A História da Obsolescência Programa, A História das Coisas e o premiado filme Muito além do peso. Além dos vídeos lemos 3 autores: Ciência e Estado, a política científica no Brasil de Regina Morel, O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade? De Walter A. Bazzo e Capitalismo, prosperidade e Estado de bem-estar social de Enrique Padrós.
Os três autores abordam de maneira distinta um tema em comum, a relação da tecnologia com a sociedade em geral, pois, todas as classes sociais são impactadas de certa maneira com o avanço tecnológico e científico.
Regina Morel em seu texto nos mostra um pouco da realidade capitalista da política científica no Brasil, como e os objetivos da popularização da ciência, porque a princípio o avanço cientifico deveria devolver o investimento a própria sociedade, porém sob a ótica capitalista a ciência é manipulada e utilizada para mover a economia de poucos e os meios de comunicação estão intimamente ligados a esta máquina.
Os meios de comunicação utilizam manobras de marketing e publicitárias extremamente bem arquitetadas para manipular a confiabilidade científica de diversos assuntos e temas para convencer a sociedade de determinado tema, ou seja, a pesquisa cientifica em os meios de comunicação não são neutros, são totalmente parciais.
Walter Bazzo nos mostra de maneira concreta como os fatores sociais podem influenciar na produção científica e tecnológicas na sociedade, nos questiona sobre a veracidade das informações, será a ciência está sempre fazendo o bem? A sociedade tem o direito de opinar? Será mesmo que o teórico tem mais conhecimento de causa que o indivíduo simples diretamente envolvido sobre determinada ação? Temas estes massivamente expostos em nosso cotidiano pelos meios de comunicação que em muitas vezes abordam como super confiável um tema, que na verdade se trata de uma farsa, mas até a comprovação da verdade um grande número de cidadãos (massa de manobra) já o tomou como verdade absoluta.
Da mesma maneira o filme “Muito além do peso” também se relaciona com a confiabilidade científica do meios de comunicação, pois, através destes são veiculadas informações verídicas, porém distorcidas e charlatãs,  pois as informações são maquiadas para favorecer economicamente grupos empresariais, em detrimento uma grande massa de cidadãos, principalmente crianças, que são iludidas com propagandas de alimentos saudáveis,mas que na verdade são maléficos ao seu humano e consequentemente a toda cadeia alimentar.

Os documentários, “ a História da Obsolescência programada” e a “A História das Coisas” (The History of Stuff) tratam do volatilidade dos bens de consumo, ou seja, como os produtos são descartados e tidos com inválidos tão fugazmente e principalmente na forma como somos induzidos a acreditar nisso (confiabilidade dos meios de comunicação). Nesse ponto entramos novamente nos meios de comunicação e sua confiabilidade, pois, através deste veículo atingem-se milhares de consumidores tomados pela sensação de o qual obsoletos estão os seus produtos e da necessidade de compra novos produtos mais tecnológicos, pois, a ciência trabalha para o bem estar social[1] e se os meios de comunicação estão veiculando isso grande parte dessa massa de indivíduos acreditará na veracidade de tais informações.

           Mas, na verdade...            

A embalagem induz o comprador a acreditar que o produto é uma grande fonte de cálcio, vitaminas (mas qual vitaminas? existem diversos tipos de vitaminas), e pseudo-códigos também (T-nutre, mas o que é isso?), induz a palavra nutritivo.

CONCLUSÃO

Extraímos algumas informações do grupo Sociedade Racionalista USP , do grupo E- Farsas e do grupo “Este é um pseudo-cientista” que nos auxiliaram nesse identificação, conseguindo reunir aspectos comuns à pseudo-ciência vista de modo geral.
Portanto acatar um sistema de crenças para colocá-lo do meio da ciência utilizando-se da linguagem científica e de jargões, como em “ciencia da criação”, “ciencia energética” ou “ciência espírita”, não significa nada sem evidências, testes experimentais e corroborações.
Concluímos que uma linguagem científica nem argumentos arrojados não tornam uma afirmação verdadeira nem tão pouco faz ciência. No mundo moderno com a explosão de diversos tipos de meios de comunicação os cidadãos são bombardeados de informações tendenciosas e somente a educação, fazendo do individuo um ser crítico é possível diminuir a disseminação de informações científicas falsas.

CONCLUSION

Extract some information from the group Rationalist Society USP, E-Farces group and the group "This is a pseudo-scientist" who helped us in identifying, managing to meet the common pseudo-science aspects of general view.
So accept a belief system to put you in the middle of science using scientific language and jargon, as in "creation science", "energy science" or "spiritualistic science," means nothing without evidence, experimental testing and corroboration.

We conclude that a scientific language or bold arguments do not make a true statement nor does science. In the modern with the explosion of different types of media world citizens are bombarded with biased information and education only, making the individual is critical to be able to decrease the spread of false scientific information.


[1] BAZZO, Walter.O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade? “


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