O Clone.

Uma das mais prestigiadas revistas cientificas do mundo a Science publicou o trabalho do professor Hwang Woo-suk que afirmava ter realizado pela primeira vez a clonagem de embriões humanos.

A publicação do trabalho aconteceu em 12 de março de 2004. O feito foi repetido no ano seguinte no mês de maio na mesma revista mas agora com uma nova linhagem de células provenientes das primeiras.
Professor Hwang Woo-suk
Esses estudos abalaram o mundo cientifico pois com essas técnicas seria possível criar novas terapias e curas nunca antes imaginadas. E daria grande prestigio e dinheiro ao cientista muitos do meio já apontavam-o como o provável ganhador do prêmio Nobel de medicina e de fisiologia.   


Mas é obvio que uma noticia dessa magnitude não passaria sem o cunho de seus pares. O primeiro a se pronunciar foi Gerald Schatten (Universidade de Pittsburgh) acusando Hwang de práticas contrárias à ética durante seus trabalhos. O interessante de se notar é que Gerald foi co-signatário de Hwang na publicação de 2005.

Não demorou também para que surgi-se diversos outros trabalhos contrários aos resultados obtidos o que obrigou  a revista Science se retratar dos dois artigos publicados por Hwang.

Nessas retratações foi explicado que Hwang tinha mentido a respeito de quase tudo. "Ele não teria criado nem um nem vários embriões humanos por meio do processo de clonagem e, menos ainda, obtido, a partir destes últimos, quaisquer linhagens de células-tronco embrionárias" (Science).


Um grupo dirigido pelos doutores Kitai Kim e George Q. Daley (Harvard Stem Cell Institute), confirmaram a reprodução celular eles chegaram a essa conclusão analisando as células fornecidas pela a equipe sul-coreana o problema é que a reprodução celular não foi obtida com técnicas de clonagem e sim por uma técnica já conhecida que é a partenogênese que é a possibilidade de reprodução sem necessariamente ter ocorrido a fecundação.

Partenogênese é empregada por diversos organismos como: nematódeos, répteis, insetos e alguns peixes. Para os mamíferos em determinadas condições de estimulo dos ovócitos é possível realizar a partenogênese porém os embriões não "vingam". 

Entre os mamíferos, é possível, dentro de certas condições de estimulação dos ovócitos, obter um princípio de desenvolvimento partenogenético, mas os embriões assim criados não são viáveis.

Os detalhes de como Hwang enganou o mundo e como a revista prestigiada Science tratou o caso podem de ser vistos nos links.


http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=49315

http://www.sciencemag.org/content/311/5761/606.2.full?sid=35ecaef8-5388-49ef-a81e-7f28bc6b800d

Nenhum comentário :

Postar um comentário